segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Que tal devolver a mãe natureza o que é dela por direito ? 
                                
                                                     Telhados verdes 


Pesquisas mostram novas invenções para diminuição da poluição do ar, de forma que a ideia principal é transformar telhados em pequenos pulmões, facilitando a circulação atmosférica.  O jardim no teto pode aumentar o conforto térmico. Pois as plantas fazem a transpiração, evitando retenção de calor e deixando a temperatura agradável. Sendo dispensado a utilização de ar condicionado, economizando energia. Outro beneficio seria em relação aos efeitos dos raios ultravioletas, os extremos de temperatura e os efeitos do vento. A temperatura dos telhados verdes não passa de 25°C contra a dos telhados convencionais 60°C.

                                                 O designer Marco Antonio Castro 
O seu objetivo é recuperar espaços esquecidos, aumentar a qualidade de vida, fazer crescer a quantidade de espaços verdes na cidade, combater o efeito da "ilha de calor". No qual á fatores como concentração de poluição, excesso de obras de concreto e carência de vegetais, tornando a área urbana mais quente que o normal.




                                                       Trepadeiras nas fachadas 
O uso de plantas nas paredes externas de prédios em uma mesma rua, criando "corredores verdes", poderia funcionar como um filtro para a poluição nas grandes cidades, diminuindo em até 30% a quantidade poluentes no ar de grandes metrópoles.
Pesquisas prevê-em que o aumento de áreas verdes em cidades poderia reduzir em 5% a quantidade de poluentes, mas o novo estudo conduzido por cientistas das universidades de Birmingham e Lancaster mostra que os "corredores verdes" têm um potencial mais efetivo.


postado por: Michele Monteiro

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


 Problemas causados nas pessoas por causa da poluição do ar,
doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma.
Também problemas de saúde como, irritação na        pele, lacrimação exagerada,
 infecção nos olhos, ardências na garganta
e se os poluentes chegam á circulação,
á problemas inflamatórios no sistema circulatório.
Problemas como esses podem também afetar os animais,
além de ser irritante e tóxico,
pois todos preferem estar em um local sem poluição,
onde é possível respirar um ar bom sem irritar o nariz.





postado por: Michele Lindemayer


      Outros problemas que geram poluição do ar é a queima de combustíveis fósseis. A queima destes produtos tem lançado na atmosfera uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono (gás carbônico). Os combustíveis são responsáveis pela geração de energia dos setores industriais, elétricos e de transportes. Então atualmente não teria como deixar de usá-los.
postado por : Michele Lindemayer


      A poluição do ar é abordada de forma muito pequena perante a sociedade, o ser humano esta cada vez mais fazendo com que seu bem natural seja escasso, sem nenhuma consientização. A poluição do ar  teve um aumento significativo a partir do século XVIII com a revolução industrial.
      Indústrias queimavam carvão mineral e a fumaça era totalmente despejada na atmosfera, deixando o ar completamente poluído. Atualmente quase todas grandes cidades do mundo sofrem o efeito estufa, da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas e aumento de temperatura. Pesquisadores acham que futuramente poderemos ter a elevação do nível da água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Onde também tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.

postado por : Michele Lindemayer